Partituras

Partituras em domínio público reeditadas

Carl Czerny, nascido em Viena, 21 de fevereiro de 1791 e faleceu em 15 de julho de 1857.

Filho e discípulo de Wenzel Czerny, tendo também durante algum tempo estudado com Beethoven, tão rapidamente desenvolveu as suas qualidades pedagógicas, que aos 15 anos de idade já era um mestre acatado e em pouo tempo tornou-se o mais célebre professor de piano em Viena, contando alguns entre os seus discípulos: Liszt, Thalberg, Doehler.

Além de várias obras, os seus trabalhos destinados ao ensino do piano, sobretudo os estudos, muitos dos quais de grande e duradouro valor têm atravessado os tempos, nada deixando a desejar, mesmo diante das exigências as mais modernas.

Aqui seguem, reeditados, 16 exercícios do compositor para iniciantes em PDF, papel A4.

DICAS PARA O ESTUDO TÉCNICO

>>> Czerny. 16 Estudos Básicos para Piano

Pequeno Livro de Anotações de Anna Madalena Bach

Um livro com bordas douradas e com as iniciais “A. M. B. 1725”, foi o presente pessoal de Johann Sebastian Bach à sua segunda esposa, a jovem cantora Anna Magdalena, com quem se casou em 1721.

Muitas das composições contidas neste “Pequeno Livro” foram indubitavelmente destinadas a servir as necessidades musicais domésticas de Anna Magdalena como vocalista, enquanto outros itens podem ser vistos como tendo cumprido um propósito educacional na instrução musical das crianças.

Nesta reedição, 10 danças do “Pequeno Livro de Anotações de Anna Madalena Bach”.

>>> Arquivo em PDF | papel A4

As invenções de Bach são um prato cheio para aquisição de independência de dedos, movimento e sonoridade.
O termo “Invention” no barroco é a designação para se executar com 2 instrumentos.
O Tema é apresentado por uma mão e em quanto a resposta do tema é realizada, a outra mão reprisa o tema, mas sempre atrasado (enquanto a resposta temática é realizada).

Arquivo em PDF. Papel A4

>>> Bach. 15 invenções

Johann Friedrich Franz Burgmüller nasceu em Ratisbon (atual Regensburg) na Alemanha. Seu pai, Friedrich August Burgmüller, e seu irmão mais novo, Norbert Burgmüller, também foram compositores. Sua mãe era pianista e cantora Therese von Zandt.
Mudou-se para Kassel em 1829 para estudar com Ludwig Spohr e Moritz Hauptmann. Lá apareceu como pianista para seu primeiro concerto em 14 de janeiro de 1830.

Friedrich foi morar em Paris em 1832 (aos 26 anos), onde permaneceu até sua morte. Norbert, seu irmão, fez planos de se juntar a ele em Paris, em 1835. No entanto, ele se afogou em um ‘Spa’ em Aachen um ano depois. Em Paris, Friedrich adotou a música parisiense e desenvolveu seu estilo de tocar (leve), marca registrada. Escreveu muitas músicas de salão para piano e publicou vários álbuns. Burgmüller também passou a compor estudos de piano destinados a crianças. Morreu em Paris em 1874.

Johann Friedrich Franz Burgmüller, geralmente conhecido como Friedrich Burgmüller talvez mais conhecido por três coleções de estudos infantis (ou “peças de ensino”) para piano, particularmente sua obra Op. 100 “25 Estudos Fáceis e Progressivos” para alunos intermediários iniciantes; as outras duas coleções, para estudantes mais avançados, são as obras Op. 105 e 109.

Segue uma das “Peças de Salão”, o Rondó Alla Turca Op. 68, Nº 3

Arquivo em PDF | Papel A4

Doze Pequenos Estudos Op. 90

G-Bull-12 Estudos-Piano

Dez Estudos Fáceis para Piano a 4 mãos

GeorgesBull-10EstudosFaceis-Piano4maos