O Cérebro sem dormir


O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda entre 7 e 9 horas de sono cada noite para adultos, mas constatou que 1 em cada 3 adultos dorme menos que isso. Em uma pesquisa de 2016 feita pela CareerBuilder com 3.200 funcionários, 1 em cada 5 disse que dorme em média 5 horas por noite ou menos.

Mas muitos de nós não temos consciência dos efeitos da privação de sono.

“Se você dormiu menos de 7 horas na noite passada, já está com o sono um pouco deficiente. Você provavelmente vai negar, dizendo que está ótimo. Mas se te colocássemos em um de nossos laboratórios de sono e lhe pedíssemos para realizar algumas tarefas de performance, veríamos que você não as realizaria tão bem quanto faria se estivesse bem descansado”, disse a neurocientista Jeanne Duffy, professora associada da Escola Harvard de Medicina, onde trabalha na Divisão de Transtornos do Sono e Circadianos.

A partir do momento em que a insônia vira um padrão, você talvez nem se dê conta de estar funcionando abaixo do seu potencial pleno. “Digamos que você dormia 8 horas por noite e, de repente, começa a dormir apenas 6. Nos primeiros 2 dias você vai realmente sentir a diferença. Depois disso, você não nota mais”, disse Duffy, falando da privação crônica de sono. “Não porque a privação de sono não esteja tendo um impacto negativo, mas porque você criou um novo quadro de referência.”

Mas quando você deixa de dormir o suficiente, há consequências reais. Quando fica acordado até tarde maratonando uma série, se angustiando com seu trabalho ou cuidando de um filho, sua performance no trabalho no dia seguinte é prejudicada.

Você fica distraído
Fica ansioso
Se irrita mais facilmente
Tem menos paciência com os colegas
Corre riscos maiores

By Monica Torres, HuffPost US


MusBlog

O estudante de um instrumento musical, seja ele qual for, sabe que treinar seus dedos, seu arco, sua embocadura, sua afinação todos os dias será uma praxe.

Imaginemos então que você terá uma aula com seu professor numa sexta-feira e o seu fim de semana foi um sucesso com os amigos. Sabadão na “gandaia” e domingão esticou a noitada o mais que podia.
Segunda-feira não tinha nenhuma vontade ou espírito pra exercitar seu instrumento. Até estudou um pouco mas não rendeu muito. Chega a noite e acaba indo dormir tarde por causa do filme que queria assistir.
Dia seguinte (quer dizer, no mesmo dia que foi dormir) precisou acordar cedo para o compromisso assumido. Chegou em casa e foi pro instrumento, mas a concentração era muito pequena e acaba não rendendo muita coisa ficando bem irritado com a situação. De noite, perde o sono e vai dormir tarde e levanta mal humorado e o dia é eleito “o dia das bruxas” pois nada dava muito certo.
Se uma noite mal dormida já nos altera, imagine quatro noites pouco dormidas…

“Nós temos evidências extensas para mostrar que dormir cinco horas ou menos de forma constante aumenta muito o risco de graves consequências à saúde”, diz a pesquisadora Rebecca Robbins. “O sono é uma das coisas mais importantes que todos podemos fazer nesta noite para melhorar nossa saúde, nosso humor, nosso bem-estar e nossa longevidade”.

Dica?

Discipline o horário.
Combine com você:
“- Se eu passar da meia-noite hoje, amanhã tenho que cair na cama às 23h!”
Nada nos é proibido, mas a disciplina é sábia.
Bom Sono e Bons Sonhos!