HARMONIA

É necessário, para ter um entendimento básico o conhecimento de INTERVALO.

Se as Escalas Maiores seguem um padrão (T.T.sT-T-T.T.sT), logo os intervalos também seguirão o mesmo padrão.

O que difere de um intervalo a outro é a quantidade de semitons.

Olhando o teclado abaixo, irá perceber que entre as teclas Dó e Ré,
tem uma tecla sendo pulada.
Temos então 1 tom, porque entre Dó e a próxima tecla – Dó# – tem 1/2 tom, ou 1 semitom.
Dizemos que é um intervalo de 2ª Maior, por conter 1 tom.

Entre as teclas Dó e Mi, temos três teclas separando.
(Dó.Dó#=semitom – Dó#.Ré=semitom {1 T} Ré.Ré#=semitom – Ré#.Mi=semitom {1T}: Total 2 Tons.
Chamamos o intervalo de 3ª Maior.

O modelo ao lado serve para qualquer tonalidade MAIOR

Qualquer alteração na tríade, deverá ser cifrado.

Lembra-se das Tríades?

Elas serão de muita valia neste momento, pois se você sabe tocá-las, você saberá achar a diferença entre Tríade Maior e Tríade Menor.

O que caracteriza uma tonalidade é o intervalo de 3ª. Se maior ‘M‘ e se menor ‘m‘.

Se tocar a tríade de Dó Maior, a 3ª é Mi natural.
Mas se coloco um bemol (abaixo o som em 1 semitom), a 3ª ficará Menor, ou seja Dó menor.

O intervalo JUSTO se aumentar semitom ficará AUMENTADO.
E se abaixar semitom ficará DIMINUTO.

Segue abaixo as regras de cifragem.

CAMPO HARMÔNICO MAIOR

Em cada tríade será colocada a 7ª nota, ou seja,
acrescentar o intervalo de 7ª e analisar o comportamento desta 7ª,
se Maior ou menor ou Diminuta.

Cifragem:

7ª Maior = 7+
7ª menor = 7
7ª diminuta = 7-

Note que teremos três terças sobrepostas e a análise será sempre a partir da nota base da tríade.

todos os acidentes ocorrentes são de precaução - apenas para melhor visualização dos acidentes nos acordes

OS GRAUS QUE SÃO IGUAIS NA ESTRUTURA
ou seja,
serão iguais em qualquer tonalidade maior

E na prática?

Toda essa analise proporcionará uma melhor compreenção de como o compositor pensou a obra
e consequentemente fará com que tenhamos maior consciência da sonoridade a fazer.

O acorde chave do sistema é o V grau.
Uma tríade Maior com 7ª menor que causará um TRÍTONO (3 tons) entre a 3ª e a 7ª
e sendo notas sensíveis da escala, este TRÍTONO atrairá a 3ª e a tônica da tonalidade.
Interpretar conhecendo o caminho harmônico que o compositor traçou tornará sua expressão muito mais rica.

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