ESTUDANDO ESCALA
Quando começamos a estudar escala pela primeira vez, achamos ‘horripilante’ as passagens de dedo quando se faz 2 ou mais oitavas.
A mão direita passa o polegar por baixo do dedo 3 enquanto a esquerda só passará a mão sobre o polegar quando este chegar.
Fazemos a maior bagunça quanto à passagem do polegar.
Existe uma logica na construção do dedilhado que é simples quando observado na escala de Dó sustenido maior.
A escala de Dó#M tem todos os acidentes (fá-dó-sol-ré-lá-mi e si sustenidos).
Olhando o teclado, usaremos todas as teclas pretas e apenas duas brancas.
Faça o seguinte:
- Mão direita, a partir do Dó Central
- aperte as duas teclas pretas com os dedos 2 e 3 (placa),
- passe o polegar na tecla branca mi# (fá),
- passe a mão e aperte as 3 teclas pretas com os dedos 2, 3 e 4 (placa),
- passe o polegar na branca si# (dó).
Faça isso subindo, descendo e na extensão toda do piano.
A mão esquerda fará o mesmo, partindo também do Dó Central mas no sentido contrário.
Com mãos juntas, aperte o bloco de duas pretas no centro e ande em blocos em movimento contrário.
mãos juntas em movimento direto
Para fazer de mãos juntas, comece primeiro em movimento contrário,
ou seja, as duas partem do Dó Central.
Coloque o dedo 2 e 3 de ambas as mãos no grupo de duas pretas
no centro do piano.
Todas as escalas seguem esse padrão de passagem do polegar.
Se entendemos o processo não precisamos ler as escalas num livro, ou ‘decorar’ o dedilhado.
Consulta e outros assuntos técnicos, Oscar Beringer. (IMSLP-Beringer.Estudos Técnicos)
SEMPRE USAREMOS ESTE PADRÃO PARA OS DEDOS

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É PROIBIDO
