LIGADURAS

Ligaduras ligam os sons, unem os sons uns aos outros, mas também informam a sonoridade a ser feita.
Tudo dependerá da melodia e da harmonia, por isso é fundamental analisar a obra que vamos tocar.

Basicamente temos ligaduras de 2, 3 e 4 sons.

LIGADURA DE DOIS SONS

Basicamente o primeiro som será mais forte que o segundo. Há situações que a harmonia ou a melodia pede o inverso ou o próprio compositor assinala como ele quer.

O tempo do segundo som deve ser roubado, ou seja, se semínima, virará colcheia pois para o próximo som eu não posso ligar, deverá haver uma pequena pausa (que o intérprete imaginará, pois não virá escrito, deve-se subentender).

LIGADURA DE TRÊS SONS

Temos 4 possibilidades de chaves sonoras. Tudo dependerá do movimento harmônico.

LIGADURA DE QUATRO SONS

A possibilidade ainda é maior e lembrando que a harmonia influenciará na escolha.

LIGADURA DE FRASE

São longas ligaduras, que, através da análise podemos determinar como fazer a sonoridade.

A regra básica é entrar e sair da frase levemente.

Mas com um controle sonoro em cada dedo,

PODENDO FICAR…

O Pequeno Pastor de C. Debussy

Faz uma introdução só para a mão direita que se faz jus ao nome da peça.

SONORIDADE…
Algumas regras aplicadas no Estudo de C. Czerny
Invenção de Bach

Para descontrair

Gravação do Frevo de Marlos Nobre no piano digital Roland
usando o efeito Hoo Haa.