Links Arte

Helena Oliveira, da Revista Bula,
reuniu 14 sites que disponibilizam obras para download gratuito.

A Biblioteca Digital Cam√Ķes disponibiliza obras integrais de autores portugueses para download gratuito nas √°reas de literatura, arquitetura, lingu√≠stica, geografia, hist√≥ria, educa√ß√£o, arte e cinema. O acervo da biblioteca √© composto por mais de 3 mil t√≠tulos.

Clique: Biblioteca Digital Cam√Ķes

A Biblioteca Digital Luso-Brasileira re√ļne preciosidades hist√≥ricas de Brasil e Portugal. O acervo possui mais de 2 milh√Ķes de documentos, sob dom√≠nio p√ļblico, de v√°rias √©pocas e g√™neros. Entre eles, a primeira edi√ß√£o de ‚ÄúOs Lus√≠adas‚ÄĚ, de Lu√≠s de Cam√Ķes, de 1572.

Clique: Biblioteca Digital Luso-Brasileira

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, em formato multil√≠ngue e gratuito, tesouros culturais de todo o mundo em um √ļnico lugar. O projeto, que tem o apoio da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas, engloba universidades e bibliotecas de 193 pa√≠ses.

Clique: Biblioteca Digital Mundial

A Europeana re√ļne o maior acervo cultural e cient√≠fico on-line do mundo. S√£o 30 milh√Ķes de itens, entre imagens, pinturas, desenhos, mapas, fotos, livros, jornais, cartas, di√°rios, v√≠deos e √°udios. O projeto, que envolve 1600 institui√ß√Ķes, est√° dispon√≠vel em 30 l√≠nguas.

Clique: Biblioteca Europeana

A Coleção Aplauso, projeto da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, disponibiliza 260 livros sobre a vida e a obra de grandes nomes da cultura brasileira para download ou leitura on-line. Os livros podem ser baixados ou lidos no próprio site.

Clique: Coleção Aplauso

A Biblioteca Brasiliana, da USP, disponibiliza aproximadamente 1500 livros, al√©m de documentos hist√≥ricos, manuscritos e imagens para download ou leitura on-line. A biblioteca re√ļne o acervo de dois dos maiores bibli√≥filos brasileiros: Jos√© Mindlin e sua esposa Guita.

Clique: Coleção Brasiliana

A Livraria Virtual do Senado disponibilizou para download gratuito 125 livros raros, esgotados ou de referência nas áreas de arquitetura, jornalismos, crítica literária, fotografia, história, direito, política, biografia e literatura. Embora apareçam com preço, é possível fazer o download gratuito em PDF.

Clique: Coleção Biblioteca do Senado

O Minist√©rio da Educa√ß√£o, em parceria com a Unesco e a Funda√ß√£o Joaquim Nabuco, disponibiliza para download a Cole√ß√£o Educadores, uma s√©rie com 62 livros sobre personalidades da educa√ß√£o. O crit√©rio de escolha foram suas contribui√ß√Ķes para o avan√ßo da educa√ß√£o.

Clique: Coleção Educadores

O portal Dom√≠nio P√ļblico disponibiliza para download a poesia completa de Fernando Pessoa. Embora sem uma ordem cronol√≥gica adequada e com edi√ß√Ķes repetidas, o acervo contempla toda a obra conhecida do poeta portugu√™s.

Clique: Coleção Fernando Pessoa

Uma parceria entre o portal Dom√≠nio P√ļblico e a Universidade Federal de Santa Catarina, sistematizou, revisou e disponibilizou on-line a Cole√ß√£o Digital Machado de Assis, reunindo a obra completa do autor, um do mais importantes da literatura brasileira.

Clique: Coleção Machado de Assis

Open Library, desenvolvido pelo Internet Archive e pela Funda√ß√£o Austin, disponibiliza para download legal ou leitura on-line, mais de 3 milh√Ķes de livros. Embora a l√≠ngua predominante seja a inglesa, podem ser encontrados t√≠tulos em cerca de 60 idiomas.

Clique: Coleção Open Library

O projeto SciELO Livros disponibiliza aproximadamente 500 livros, cient√≠ficos e t√©cnicos, para download. O projeto visa √† publica√ß√£o on-line de cole√ß√Ķes de livros de car√°ter cient√≠fico, editados, prioritariamente, por institui√ß√Ķes acad√™micas.

Clique: Coleção SciELO Livros Acadêmicos

O Portal Dom√≠nio P√ļblico √© a maior biblioteca virtual brasileira. O projeto re√ļne obras liter√°rias, art√≠sticas e cient√≠ficas que est√£o em dom√≠nio publico ou autorizadas. O acervo √© composto por mais de 200 mil itens, divididos entre textos, sons, imagens e v√≠deos.

Clique: Portal Dom√≠nio P√ļblico

Criada em 1971, é a mais antiga biblioteca digital do mundo. O projeto funciona de forma colaborativa reunindo voluntários de 150 países. O acervo, que tem aproximadamente 40 mil títulos, é composto, sobretudo, por livros literários em 30 línguas.

Clique: Projeto Gutenberg

Toda a obra de Shakespeare para download gratuito

Embora n√£o seja dif√≠cil encontrar seus textos na internet, a maioria deles n√£o passou por um processo meticuloso de edi√ß√£o e digitaliza√ß√£o. A melhor cole√ß√£o √© a da Folger Shakespeare Library, que lan√ßou online, em alta qualidade, todas as obras do autor para acesso e download em PDF gratuitos. Ao todo, est√£o dispon√≠veis 38 pe√ßas e quatro cole√ß√Ķes de poemas e sonetos.

Shakespeare nasceu em 1564, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. E faleceu na sua cidade natal, em 1616, aos 52 anos. Chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra, ele foi um artista respeitado em sua própria época, mas sua reputação só atingiu o auge no século 19. Suas peças permanecem populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas em todo o mundo.

Clique: Toda a obra de Shakespeare para download gratuito


RevistaBula | por Mariana Felipe