Links Arte

Helena Oliveira, da Revista Bula,
reuniu 14 sites que disponibilizam obras para download gratuito.

A Biblioteca Digital Camões disponibiliza obras integrais de autores portugueses para download gratuito nas áreas de literatura, arquitetura, linguística, geografia, história, educação, arte e cinema. O acervo da biblioteca é composto por mais de 3 mil títulos.

Clique: Biblioteca Digital Camões

A Biblioteca Digital Luso-Brasileira reúne preciosidades históricas de Brasil e Portugal. O acervo possui mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e gêneros. Entre eles, a primeira edição de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, de 1572.

Clique: Biblioteca Digital Luso-Brasileira

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, em formato multilíngue e gratuito, tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar. O projeto, que tem o apoio da Organização das Nações Unidas, engloba universidades e bibliotecas de 193 países.

Clique: Biblioteca Digital Mundial

A Europeana reúne o maior acervo cultural e científico on-line do mundo. São 30 milhões de itens, entre imagens, pinturas, desenhos, mapas, fotos, livros, jornais, cartas, diários, vídeos e áudios. O projeto, que envolve 1600 instituições, está disponível em 30 línguas.

Clique: Biblioteca Europeana

A Coleção Aplauso, projeto da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, disponibiliza 260 livros sobre a vida e a obra de grandes nomes da cultura brasileira para download ou leitura on-line. Os livros podem ser baixados ou lidos no próprio site.

Clique: Coleção Aplauso

A Biblioteca Brasiliana, da USP, disponibiliza aproximadamente 1500 livros, além de documentos históricos, manuscritos e imagens para download ou leitura on-line. A biblioteca reúne o acervo de dois dos maiores bibliófilos brasileiros: José Mindlin e sua esposa Guita.

Clique: Coleção Brasiliana

A Livraria Virtual do Senado disponibilizou para download gratuito 125 livros raros, esgotados ou de referência nas áreas de arquitetura, jornalismos, crítica literária, fotografia, história, direito, política, biografia e literatura. Embora apareçam com preço, é possível fazer o download gratuito em PDF.

Clique: Coleção Biblioteca do Senado

O Ministério da Educação, em parceria com a Unesco e a Fundação Joaquim Nabuco, disponibiliza para download a Coleção Educadores, uma série com 62 livros sobre personalidades da educação. O critério de escolha foram suas contribuições para o avanço da educação.

Clique: Coleção Educadores

O portal Domínio Público disponibiliza para download a poesia completa de Fernando Pessoa. Embora sem uma ordem cronológica adequada e com edições repetidas, o acervo contempla toda a obra conhecida do poeta português.

Clique: Coleção Fernando Pessoa

Uma parceria entre o portal Domínio Público e a Universidade Federal de Santa Catarina, sistematizou, revisou e disponibilizou on-line a Coleção Digital Machado de Assis, reunindo a obra completa do autor, um do mais importantes da literatura brasileira.

Clique: Coleção Machado de Assis

Open Library, desenvolvido pelo Internet Archive e pela Fundação Austin, disponibiliza para download legal ou leitura on-line, mais de 3 milhões de livros. Embora a língua predominante seja a inglesa, podem ser encontrados títulos em cerca de 60 idiomas.

Clique: Coleção Open Library

O projeto SciELO Livros disponibiliza aproximadamente 500 livros, científicos e técnicos, para download. O projeto visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico, editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

Clique: Coleção SciELO Livros Acadêmicos

O Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual brasileira. O projeto reúne obras literárias, artísticas e científicas que estão em domínio publico ou autorizadas. O acervo é composto por mais de 200 mil itens, divididos entre textos, sons, imagens e vídeos.

Clique: Portal Domínio Público

Criada em 1971, é a mais antiga biblioteca digital do mundo. O projeto funciona de forma colaborativa reunindo voluntários de 150 países. O acervo, que tem aproximadamente 40 mil títulos, é composto, sobretudo, por livros literários em 30 línguas.

Clique: Projeto Gutenberg

Toda a obra de Shakespeare para download gratuito

Embora não seja difícil encontrar seus textos na internet, a maioria deles não passou por um processo meticuloso de edição e digitalização. A melhor coleção é a da Folger Shakespeare Library, que lançou online, em alta qualidade, todas as obras do autor para acesso e download em PDF gratuitos. Ao todo, estão disponíveis 38 peças e quatro coleções de poemas e sonetos.

Shakespeare nasceu em 1564, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. E faleceu na sua cidade natal, em 1616, aos 52 anos. Chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra, ele foi um artista respeitado em sua própria época, mas sua reputação só atingiu o auge no século 19. Suas peças permanecem populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas em todo o mundo.

Clique: Toda a obra de Shakespeare para download gratuito


RevistaBula | por Mariana Felipe