CADÊNCIA

CadĂȘncia Ă© uma sequĂȘncia de acordes que produz um efeito harmĂŽnico caracterĂ­stico.

Existem inĂșmeras sequĂȘncias de acordes possĂ­veis de se fazer para criar uma mĂșsica, mas algumas sequĂȘncias sĂŁo muito comuns de aparecerem devido ao seu efeito sonoro, e por isso recebem o nome de cadĂȘncias (ou progressĂ”es).

Uma cadĂȘncia bĂĄsica Ă© IIm7 | V7 | I7+

CadĂȘncia BĂĄsica em DĂł Maior

A cadĂȘncia nĂŁo estĂĄ harmonizada, isto Ă©, devemos deixar as vozes comuns no mesmo lugar e movimentar as diferentes.

ExercĂ­cio para treino de acordes

Um Ăłtimo exercĂ­cio para se passear pelas tonalidades Ă© transformando o I7+ em IIm7.

Todo o I grau Ă© Maior com 7ÂȘ maior e todo o II Ă© menor com 7ÂȘ menor.

No exemplo abaixo, se vocĂȘ transformar o acorde C7+ em Cm7, vocĂȘ estarĂĄ modulando para a tonalidade de Sib pois o II grau de Sib Ă© DĂł menor com 7ÂȘ menor.

Grau I transformado em IIm

Antes de se habilitar a brincar com as tonalidades, faça um exercício para trabalhar os dedos a mudarem de posição.

Antes de se habilitar a brincar com as tonalidades, faça um exercício para trabalhar os dedos a mudarem de posição.

Os dedos 1 e 2 ficam presos enquanto se articula os dedos 3 e 5.

*

Depois Ă© a vez dos dedos 3 e 5 ficarem presos e os dedos 1 e 2 trabalharem.

Repita vårias vezes para que a mão te obedeça.

ATENÇÃO

sempre seguirå a mesma digitação para qualquer tonalidade

DICA

Olhe para as maÔs enqanto realiza o exercício, pois, se não me engano, estudamos um instrumento de teclado,
entĂŁo precisamos associar o que estĂĄ escrito na pauta com o que acontece no teclado.

Perceba enquanto segura os dedos 1 e 2:

> dedo 5 pula SEMITOM
> dedo 3 pula TOM

O mesmo acontecerĂĄ enquanto vocĂȘ segurar os dedos 3 e 5.

> dedo 2 pula SEMITOM
> dedo 1 pula TOM

ISSO ACONTECERÁ EM QUALQUER TONALIDADE

Associação de ideias é a proposta. Preste atenção para o movimento de terças e os intervalos de SEMITOM e TOM.
À medida que vocĂȘ vai controlando esse movimento, comece a dar nome ao que estĂĄ fazendo, isto Ă©:

1Âș acorde> polegar dita o nome | RĂ©-FĂĄ-LĂĄ-DĂł

2Âș acorde>  dedo 3 dita o nome | Sol-Si-RĂ©-FĂĄ

3Âș acorde> polegar dita o nome | DĂł-Mi-Sol-Si

As ligaduras são apenas para visualização do encadeamento das 4 vozes (mão direita)
O som nĂŁo Ă© lĂĄ essas coisas, ok?
MusBlog