Quando começamos a estudar escala pela primeira vez, achamos ‘horripilante’ as passagens de dedo quando se faz 2 ou mais oitavas.

A mão direita passa o polegar por baixo do dedo 3 enquanto a esquerda só passará a mão sobre o polegar quando este chegar. Fazemos a maior bagunça quanto à passagem do polegar.

Existe uma logica na construção do dedilhado que é simples quando observado na escala de Dó sustenido maior.


A escala de Dó#M tem todos os acidentes (fá-dó-sol-ré-lá-mi e si sustenidos).

Olhando o teclado, usaremos todas as teclas pretas e apenas duas brancas.

Faça o seguinte:


Pensando na mão direita, a partir do Dó Central aperte as duas teclas pretas com os dedos 2 e 3 (placa), passe o polegar na tecla branca mi# (fá), passe a mão e aperte as 3 teclas pretas com os dedos 2, 3 e 4 (placa), passe o polegar na branca si# (dó). Faça isso subindo, descendo e na extensão toda do piano. A mão esquerda fará o mesmo, partindo também do Dó Central mas no sentido contrário.
Com mãos juntas, aperte o bloco de duas pretas no centro e ande em blocos em movimento contrário.

escala-digitacao-teclado-emDOsustM


 


Para fazer de mãos juntas, comece primeiro em movimento contrário, ou seja, as duas partem do Dó Central. Coloque o dedo 2 e 3 de ambas as mãos no grupo de duas pretas no centro do piano.


 



Todas as escalas seguem esse padrão de passagem do polegar. Parto do princípio que se entendemos o processo não precisamos ler as escalas num livro, ou ‘decorar’ o dedilhado.

Recomendo como consulta e outros assuntos técnicos, Oscar Beringer. (IMSLP-Beringer.Estudos Técnicos)



Sempre usaremos esse padrão, essa regra, para qualquer escala.

escala-digitacao-teclado-DOM

P R O I B I D O

O uso do POLEGAR e do DEDO 5 em TECLA PRETA é PROIBIDO.

NOTE BEM que essa lei é só para o estudo específico de ESCALA.